RS conclui colheita do trigo com bom rendimento
Trigo gaúcho mantém padrão industrial satisfatório
Foto: Canva
De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (25), a colheita do trigo no Rio Grande do Sul foi finalizada. A produtividade média estimada é de 3.012 quilos por hectare. Segundo a Emater, “o produto colhido apresentou padrão industrial satisfatório, especialmente nas áreas conduzidas com maior nível tecnológico”. Nessas lavouras, o peso hectolitro (PH) ficou igual ou acima de 78 kg/hl, podendo superar 80 kg/hl nos cultivos de maior investimento.
Apesar dos resultados produtivos, a entidade destaca que “a cotação atual do cereal gera grande insatisfação entre os produtores”. Durante o período, o mercado registrou movimentação após a publicação de edital da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a compra do grão, com o objetivo de formar estoques públicos. A medida, segundo o informativo, “favorece, de forma pontual, a atuação de pequenas cooperativas e cerealistas e amplia alternativas de comercialização da produção em um ambiente de preços deprimidos”.
A área cultivada com trigo no estado é estimada em 1.154.284 hectares. Quanto à comercialização, o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar apontou redução de 1,06% em relação à semana anterior, com o valor médio passando de R$ 54,65 para R$ 54,07 por saca de 60 quilos.